DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS

Autores

  • Maciel Trajano Santana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariana Mendonça Pessoa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Yáskara Fabiola Monteiro Marques Leite Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Tartarugas Marinhas, Preservação, Meio ambiente, Educação

Resumo

As tartarugas marinhas, são seres que enfrentam diversas ameaças antrópicas, como degradação de habitats, pesca incidental e poluição. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho visa analisar o impacto de uma palestra/oficina prática sobre a compreensão dos/as alunos/as sobre as tartarugas marinhas e suas ameaças em uma turma do 5° ano do ensino fundamental. Para avaliar o conhecimento dos/as alunos/as, foi aplicado um questionário antes e depois da intervenção, abordando temas como locais de desova e impactos da poluição. Dessa forma, a análise dos dados, realizada através da Análise Textual Discursiva (ATD), revelou um aumento significativo no conhecimento dos/as alunos/as após a intervenção. Pois, a compreensão/entendimento sobre as ameaças, como ingestão de plásticos e pesca incidental, melhorou consideravelmente, evidenciando a eficácia da abordagem educativa. Em suma, a prática educativa, mostrou-se um meio primordial para a formação de cidadãos/ãs conscientes e engajados/as na conservação dessas espécies e de seus habitats

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Maciel Trajano Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)

    Universidade Federal de Santa Catarina

  • Mariana Mendonça Pessoa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Graduanda em Ciências Biológicas (UERN)

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

  • Yáskara Fabiola Monteiro Marques Leite, Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutora em Bioquímica (UFC)

    Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

     

Publicado

2025-01-11

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A CONSERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D2 01-25. https://doi.org/10.5281/

Artigos Similares

1-10 de 483

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.