Diagnóstico dos resíduos laboratoriais na Universidade Federal do Vale do São Francisco
Palabras clave:
Gestão ambiental, Descarte de resíduos, QuestionárioResumen
A gestão ambiental vem se tornando uma questão de extrema importância na sociedade, principalmente nas Instituições de Ensino Superior, cujos laboratórios podem manipular diversos tipos de produtos e reagentes químicos potencialmente poluidores. Neste contexto, este trabalho objetiva identificar os principais resíduos e o nível de conhecimento por parte dos servidores públicos federais sobre questões relacionadas à gestão dos resíduos laboratoriais gerados pelas atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Foram aplicados questionários em 21 laboratórios no campus de Juazeiro, Petrolina e Ciências Agrárias da universidade e os resultados foram quantificados em termos de porcentagem. Os resultados indicam que os ácidos constituem 38,1% dos reagentes mais descartados, ao passo que 90,5% dos entrevistados afirmaram conhecer os problemas de toxicidade relacionados aos resíduos. Quanto ao descarte, 95,2% dos entrevistados afirmaram conhecer a sua relevância e a existência de procedimentos atuais para o correto descarte. Além disso, a neutralização dos reagentes e a otimização do volume de reagentes nas atividades foram identificadas como as melhores alternativas de gestão. Ainda assim, a implantação de programas para gestão consciente e responsável dos resíduos de laboratório é necessária, assim como, a oferta regular de cursos e palestras para a equiparação de conhecimentos técnicos sobre o descarte seguro de resíduos de laboratório.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.