O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Thamires Pereira Gonçalves Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcelo Domingues de Faria Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Tecnologias, Computadores, Educação, Professor, Internet

Resumen

As tecnologias acompanharam a evolução da humanidade, representando, em muitos períodos, o fator que impulsionou o desenvolvimento de muitos grupos sociais. Tiveram grande desenvolvimento no século XX, que se refletiu no elevado número de invenções no ramo da informática e todas as possibilidades que advêm destas. Atualmente, é imprescindível que a escola insira essas tecnologias no processo de ensino, aproveitando as possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos. Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso das tecnologias em sala de aula, identificando seu histórico, sua definição e inserção das mesmas na prática pedagógica. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica em sites da internet, onde, para cada assunto desenvolvido, buscou-se no mínimo 10 materiais, destacando-se livros, artigos, monografias, teses e dissertações. Ao final da pesquisa, selecionou-se 60 destes materiais, produzidos entre 1997 e 2014, que foram lidos, atentando aos temas e excluindo aqueles que não estivessem diretamente ligados ao tema. A pesquisa constatou que muitos recursos tecnológicos relacionados ao uso direto da informática podem ser utilizados dentro do processo pedagógico, requerendo que professores tenham formações específicas para melhor utilizá-los, extraindo a potencialidade dentro dos conteúdos trabalhados. A utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula viabiliza condições favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem. As novas tecnologias, quando inseridas de forma apropriada dentro dos procedimentos metodológicos, fazem com que os alunos tenham maior motivação e aproximando-os do docente. Assim, faz-se necessário a capacitação dos professores para que lidem com as tecnologias, favorecendo a aprendizagem por parte de aluno.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thamires Pereira Gonçalves, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Estudante do Curso de Especialização em Ensino em Biologia

  • Marcelo Domingues de Faria, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Prof. Dr. do Curso de Especialização em Docência em Biologia

Publicado

2016-12-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. (2016). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/43

Artículos similares

41-50 de 473

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.