A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE

REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY

Autores/as

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ivan Luís Schwengber Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Palabras clave:

Disciplina, Interesse, Vontade

Resumen

Este texto aborda a questão da falta de interesse e o mau uso da disciplina como um problema filosófico da educação. Parte-se de uma reflexão teórica para repensar os conceitos e a forma de abordagem da temática. A partir do pragmatismo de John Dewey, o presente escrito objetiva investigar a ação pedagógica inteligente no contexto da educação escolar. Outrossim, faz-se necessário indagar sobre os princípios que podem ser considerados coerentes com a ação pedagógica inteligente. Nesse sentido, a hipótese que aqui asseguramos considera que uma ação pedagógica inteligente refere-se ao momento em que educamos a vontade do sujeito, fazendo com que este seja considerado em seu contexto social e na temporalidade (longa) em que a educação se insere.

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Biografía del autor/a

  • Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI)

  • Ivan Luís Schwengber, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

    Mestrando em Educação (Unochapecó)

Publicado

2017-12-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67

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