O NOVO ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO

UMA ANÁLISE DO PROJETO DE LEI 6840/2013

Autores/as

  • Anny Karine Matias Novaes Machado

Palabras clave:

Estado Regulador, Políticas Públicas, Reformas Educacionais, Projeto de Lei, Ensino Médio

Resumen

O surgimento e consolidação do Estado Regulador no Brasil tem sua gênese nos discursos acerca das necessidades de industrialização foi inaugurado por Vargas e tem caráter autoritário e centralizador. Hoje, passamos de um Estado Predatório para um Estado em reconstrução, mais democrático e com uma sociedade civil forte e articulada, em que há participação ativa na construção das políticas públicas, através de conferências e seminários. No âmbito das políticas públicas educacionais, o Ensino Médio sempre se constituiu no nível de maior complexidade de estruturação de políticas públicas. Neste trabalho, buscamos refletir acerca do Projeto de Lei n° 6.840/2013 formulado e proposto pela Comissão Especial destinada a promover Estudos e proposições para a Reformulação do Ensino Médio – CEENSI – que visa alterar a LDB 9.394/96 no intuito de instituir a jornada em tempo integral e a reorganização do currículo em áreas do conhecimento, apresentando-se como uma alternativa para a implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio de forma mais urgente e perdurável.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Anny Karine Matias Novaes Machado

    Mestre em Educação (UEFS)

    Prof. da Faculdade do Sertão Baiano (FASB)

Publicado

2015-12-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O NOVO ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE LEI 6840/2013. (2015). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(9). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/96

Artículos similares

21-30 de 508

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.