POSSIBILIDADES PRÁTICAS DE DINAMIZAR A MONITORIA ACADÊMICA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mots-clés :
Atividades lúdicas, Metodologias, Monitores, OficinasRésumé
Monitores de componentes curriculares provavelmente enfrentam dificuldades na condução de suas monitorias, por se tratar de atividadespedagógicase não haver um treinamento quedê nortepara tanto.Diante disso, um projeto de extensão, foco dorelatode experiência deste artigo, foi desenvolvidocom o intuito de prepararos monitores de umCentro Universitário da cidade doRecife a adotarem práticas pedagógicas lúdicas e mais dinâmicas, contextualizadas com a necessidade dos conteúdos didáticos e o perfil da turma atendida. Para tanto, especificamente, objetivou-se:(1) preparar os monitores parautilizarem jogos didáticos em suas interações pedagógicascom os alunos; (2) a partir de oficinas, dramatizar conteúdos pedagógicos, incentivando os monitores a adotarem o teatro como ferramenta de contextualização dos conteúdos didáticos; (3) demonstrarpara osmonitores comousarem as normas da ABNT, tomando como ponto de partida a apresentação dos erros mais comuns ao usá-las. Para executar tal intervenção os materiais necessários foram: datashow, piloto, papéis impressos, materiais reaproveitados, como garrafa pet. A primeira atividade programada foia realização de dois grupos focais com monitores do centro universitário referido (duração de1 hcada um), por meio dos quais foram levantadas as práticas de monitoria bem sucedidas, objetivando compartilhá-las nas oficinas posteriores. Para qualidade e melhor operacionalização das oficinas (duração de duas horas), cada uma pode contar com, no máximo, 20 integrantes. Sugere-se que intervenções semelhantes sejamrealizadas, haja vistaque tem baixo custo e é uma forma de gerar ganhos a todos os envolvidos, monitores, professores, alunos e até mesmo, indiretamente, a sociedade, que se beneficia quando o conhecimento acadêmico faz mais sentido na vida dos estudantes em formação profissional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.