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EDUCAÇÃO DE CIGANOS: TRAJETÓRIAS, EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLARIZAÇÃO
Mots-clés :
Educação; Políticas educacionais; Ciganos; Metodologias ativas.Résumé
A educação no campo da legislação e das políticas educacionais brasileiras tem sido pensada de forma democrática, igualitária e para todos. Por isso, neste texto, propomos uma discussão sobre alguns elementos históricos das trajetórias dos ciganos, seus mitos fundadores e as possíveis raízes dos processos discriminatórios que sofreram ao longo dos tempos e ainda sofrem na atualidade. Dessa forma, após uma revisão bibliográfica, historiográfica e documental, buscamos fundamentar a discussão sobre as formas como os ciganos têm sido representados nos espaços sociais brasileiros e os possíveis impactos disto nas políticas para a sua educação que, aparentemente, vêm ocasionando insucessos e evasão escolar. Por fim, como uma forma de manutenção dos grupos ciganos nos espaços escolares, propomos o uso metodologias ativas que atendam às demandas destes sujeitos como estratégias de manutenção da sua cultura, da valorização da sua história e de sua inserção nos espaços escolares, reconhecendo assim, seus direitos humanos e sociais.
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© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020
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