A raiva na constituição do respeito pela criança da educação infantil

Auteurs-es

  • Ana Carla Cividanes Furlan Scarin

Mots-clés :

desenvolvimento, respeito, continuidade, raiva

Résumé

Esta pesquisa tem por objetivo compreender qual papel da raiva na constituição da noção de respeito pela criança. A partir de descobertas realizadas por Jean Piaget no campo da moral, pesquisamos junto às crianças acerca do que assinalaria o aparecimento deste fenômeno, ou seja, a raiva na constituição do respeito, utilizando o método clínico. Constatamos que a experiência da raiva anuncia o estabelecimento de condições propícias ou não ao desenvolvimento do respeito, uma vez que a absorção de seu impacto sedimenta a aceitação que a criança pode fazer de si, abrindo espaço para a inerente compreensão do outro enquanto alguém passível de ser respeitado.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Ana Carla Cividanes Furlan Scarin

    Psicóloga clínica e educacional

    Doutora em Educação - USP/SP

Téléchargements

Publié

2015-04-07

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

A raiva na constituição do respeito pela criança da educação infantil. (2015). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(7). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/120

Articles similaires

41-50 de 194

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.