A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
Mots-clés :
COVID-19, QUALIDADE DE VISA, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, SAUDE DO TRABALHADORRésumé
Diante do cenário instalado pela pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) a Organização Mundial de Saúde passou a recomendar uma série de intervenções não farmacológicas como o distanciamento social, para minimizar os riscos da transmissão viral. Nesse contexto, algumas atividades laborais como as das universidades, se organizaram em um formato remoto, alterando completamente a rotina de docentes. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de vida, saúde física e mental vinculadas ao exercício profissional de professores de uma instituição de ensino superior pública localizada no sertão nordestino em contexto da pandemia COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública localizada no Sertão Nordestino. A pesquisa foi realizada durante período de outubro de 2020 a janeiro de 2021. Foi avaliado o perfil sociodemográfico, laboral e aplicado o Questionário de Qualidade de Vida (WHOQOL-8). A amostra foi constituída por 125 colaboradores. Os resultados obtidos apontam um alto índice de queixas relacionadas ao desgaste físico e mental no ambiente de trabalho. Em relação ao WHOQOL-8, os dados exibem maior escore médio nos domínios de qualidade de vida geral, moradia e relações sociais em 3,81, 3,79, e 3,47, respectivamente, e os docentes da área de engenharia com maiores médias (p = 0,04). Nessa perspectiva, o estudo mostra a necessidade de maior atenção à saúde física e mental dos professores universitários, em especial nesse contexto de pandemia, visando a melhoria das condições laborais e, consequentemente, da qualidade de vida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.