RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS

UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS

Auteurs-es

  • Anny Karine Matias Novaes Machado Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alexsandro dos Santos Machado

Mots-clés :

Formação docente, Autobiografia, Cibercultura, Tecnologias da Informação e Comunicação

Résumé

A sociedade moderna, caracterizada pela velocidade de informações, pela consolidação do ciberespaço como modelo cultural trás consigo uma ampliação no acesso e democratização do saber, o que tem permitido um processo de revalorização da experiência no âmbito da formação docente, intimamente ligada ao principio de que estes saberes conectam-se aos percursos pessoais. Nesse sentido, as memórias individuais delegam as situações e vivências e constituem-se como um repertório de representações cotidianas dos atores e dos quadros que compõem o cenário educacional. Neste trabalho, propomos uma reflexão acerca de como se constroem as feições de narrativas docentes publicadas em blogs e como estas expressam memórias, vivências, práticas e transformações de suas práxis pedagógicas. O método baseado no principio de analise de conteúdo, buscou abarcar uma serie de blogs na unidade de analise cujo principio orienta-se pelos critérios: blogs ativos e mantidos por professores em efetivos exercício, presença de suas historias de vida, interfaces de suas memórias com suas praticas de sala de aula, foram assim selecionados cinco blogs, em que cada um representou uma região do pais. Ao analisar as narrativas buscamos perceber, como se constitui a narrativa, o tipo de narrador e em que medida expõe a pertinência de rememorar suas experiências e como estas podem incidir em sua práxis pedagógica. Dessa maneira, os blogs, enquanto aparatos culturais podem se constituir como um meio de divulgação de autobiografias docentes atuando como potencializadores dos exercícios de rememoração, revalorização da experiência, reconstrução e ressignificação das praticas cotidianas.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Anny Karine Matias Novaes Machado, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

     

  • Alexsandro dos Santos Machado

     Doutor em Educação

    Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Téléchargements

Publié

2014-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DOCENTES PUBLICADAS EM BLOGS. (2014). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/267

Articles similaires

11-20 de 486

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s