O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA
UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO MATERIAL DISPONIBILIZADO
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.13099394Mots-clés :
Aprendizagem, Anatomia, Recursos AudiovisuaisRésumé
Atualmente os estudantes de medicina usam a plataforma do YouTube como instrumento auxiliar no aprendizado da anatomia humana. Contudo, a literatura sugere que os vídeos disponíveis na plataforma aberta podem não ser adequados para fins educacionais. Após busca e seleção sistemática, foi avaliada a qualidade de 294 vídeos do YouTube sobre anatomia das articulações humanas postados entre 20 de junho e julho de 2021 por meio de instrumento publicado anteriormente. Apenas 17,7% dos vídeos foram considerados aprovados para fins educacionais do curso de medicina. A falta de profundidade, detalhamento e abrangência do conteúdo são os fatores que mais impactaram na baixa qualidade. Além disso, foi observada falta de informações sobre a bibliografia consultada e dados sobre os criadores dos vídeos. Por fim, a popularidade não foi associada aos vídeos aprovados por este método.
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