Atuação do psicólogo no processo de desenvolvimento infantil
relato de experiência de estágio na creche Casa da Criança, em Petrolina-PE
Mots-clés :
desenvolvimento infantil, estágio básico, crecheRésumé
Este artigo tem por objetivo apresentar, através de relatos, as experiências vivenciadas durante o Estágio Básico II, componente curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, desenvolvido na Creche Casa da Criança, na cidade de Petrolina-PE. A fundamentação teórica utilizada abrange conceitos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem na infância, envolve aspectos como egocentrismo e surgimento da linguagem, peculiares do período pré-operatório, uma das etapas do desenvolvimento humano definidas por Jean Piaget. As atividades realizadas foram compostas por observação, brincadeiras, histórias infantis e outras ações que proporcionaram um espaço lúdico às crianças na faixa etária de 03 anos de idade. A interação e convivência com o público infantil são fatores que diferenciam essa atividade curricular. A experiência adquirida é significativa, pois trouxe consigo uma nova percepção em relação à atuação do Psicólogo em instituições de caráter assistencial.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.