A RELEVÂNCIA DAS INTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR
Mots-clés :
Interações psicossociais, Processo de ensino-aprendizagem, Ambiente escolar.Résumé
Neste estudo, discute-se a relevância das interações psicossociais no processo de ensino-aprendizagem dentro de um ambiente escolar. Tem como objetivo geral, analisar o processo de socialização da criança e do adolescente com a inserção da psicopedagogiadentro do espaço escolar. Esse estudo se efetivou mediante uma revisão integrativa orientada pela abordagem qualitativa, as quais serão explicadas mais adiante. O aprendizado é uma atividade interativa que se realiza no ambiente escolar, explorando a qualidade geral das interações psicossociais. A melhor estratégia para se avaliar é até que ponto a qualidade das interações psicossociais são relevantes no processo de ensino aprendizagem, compreender, mensurar, na medida do possível, os seus efeitos sobre o executar das atividades de ensino. É preciso ressaltar que a escola mantém uma função fundamental para o processo social, desenvolvendo as capacidades cognitivas ajudando a criança compreender que têm um mundo social. A Sociologia, Psicologia Social e a Pedagogia, pode muito contribuir para entender e explicar as causas das dificuldades de aprendizagem da criança e do adolescente na escola, seus padrões evolutivos normais e patologias, bem como a influência da família, escola e sociedade, no seu desenvolvimento. Como resultado desta pesquisa entende-se que a questão do ensino aprendizagem não é uma ação tão simplória. A escola precisa estar envolvida neste processo numa constante atuação da sua equipe, para construção de uma educação de alta qualidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.