RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS SEXUAIS PROTEGIDAS E NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Mots-clés :
Hiv/Aids, Escolaridade, Comportamento SexualRésumé
Este relato de experiência, resultado do PET-Saúde UFBA, descreve o perfil dos usuários que buscam o Centro de Saúde São Francisco, em Salvador-BA, para conhecer sorologia para DST-HIV, discutindo as relações entre grau de escolaridade, tipo de relacionamento e práticas sexuais protegidas. Utilizou-se análise descritiva e inferencial de dados secundários contidos nos formulários de atendimento de 729 usuários que realizaram testagem voluntária de HIV-Aids, Sífilis e Hepatites Virais, entre 2009 e 2012. Observou-se que o percentual de usuários que utiliza preservativo (com parceiros eventuais) nas relações sexuais é maior à medida que aumenta o nível de escolaridade. Embora haja quantidade considerável de usuários que não utilizam preservativo nas relações com parceiros fixos, mesmo dentre os de maior nível educacional. A participação dos estudantes de diferentes áreas de saúde no PET-SAÚDE tem aprimorado habilidades científicas, relacionais e técnicas, além de produzir conhecimento específico sobre a temática.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.