“POR QUE MUITAS PESSOAS TEM VERGONHA DE FALAR SOBRE SEXO?”
A VONTADE DE SABER E OS TABUS SOBRE SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mots-clés :
Corpo, Sexualidade, Cotidiano, InfânciaRésumé
O presente trabalho tem como escopo retornar a uma prática pedagógica desenvolvida, durante a atuação docente, em uma sala do 5º ano do Ensino Fundamental I. Tal exercício ocorreu junto aosagenciamentosentre o currículo, o livro didático e os questionamentos sobre o corpo e a sexualidade tramados pelas crianças. Primeiro, apresentamos o espaço em que a prática se desenrolou e, igualmente,os afetos que permitiram o retorno a esse planejamento. Em um segundo momento,levantamos uma discussão a respeito dos estudos nos|com|emcotidianos e o modo como os mesmos nos possibilitaram reflexões acerca da temática.Assim, em seguida, discutimos junto com a formação do docente, as pesquisas sobre a temáticaenunciada e os conceitos “corpo e sexualidade”.Acompanhando e nos abrindo a uma sensibilização entre as crianças, também pontuamos o modo que se desenvolveu a implementação de uma caixinha da vergonha e como as perguntas encontradas na mesma geraram possíveis compreensões sobre os nossos corpos e as sexualidades. Enfim, buscamos mergulhar junto aos desafios e as possibilidades da produção de outras práticas pedagógicas que nos conduziram a (re)pensar a constituição do corpo e da sexualidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.