A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE

REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY

Auteurs-es

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ivan Luís Schwengber Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mots-clés :

Disciplina, Interesse, Vontade

Résumé

Este texto aborda a questão da falta de interesse e o mau uso da disciplina como um problema filosófico da educação. Parte-se de uma reflexão teórica para repensar os conceitos e a forma de abordagem da temática. A partir do pragmatismo de John Dewey, o presente escrito objetiva investigar a ação pedagógica inteligente no contexto da educação escolar. Outrossim, faz-se necessário indagar sobre os princípios que podem ser considerados coerentes com a ação pedagógica inteligente. Nesse sentido, a hipótese que aqui asseguramos considera que uma ação pedagógica inteligente refere-se ao momento em que educamos a vontade do sujeito, fazendo com que este seja considerado em seu contexto social e na temporalidade (longa) em que a educação se insere.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI)

  • Ivan Luís Schwengber, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

    Mestrando em Educação (Unochapecó)

Téléchargements

Publié

2017-12-14

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67

Articles similaires

21-30 de 86

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.