QUESTÕES ÉTICAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

ENTRE O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO

Auteurs-es

  • Francisco Renato Lima Rede Estadual de Educação do Piauí
  • Wagner José da Silva Carvalho Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina
  • Cláudio Henrique Rocha Araújo Centro Universitário Santo Agostinho
  • Jovina da Silva Universidade Federal do Piauí

Mots-clés :

Ética, Formação do pedagogo, Escola, Relação Professor x Aluno

Résumé

Neste estudo, trata-se da ética como princípio basilar do processo de formação do pedagogo, considerando a dimensão política, cultural, social e educativa exigida no exercício de sua profissão, o que pressupõe uma formação contínua, baseada na relação teoria e prática vivenciada no interior da escola, como espaço social de construção de aprendizagens éticas e cidadãs entre os sujeitos. Assim, tem-se como objetivo analisar a importância da ética no processo de formação do pedagogo, considerando a relação que se estabelece entre professor e aluno no espaço escolar. Parte-se de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo na abordagem das informações, com base nas leituras de Bourdieu (2005), Freire (1998), Garcia (2012), Perrenoud (2000), Tapia; Fita (1999), entre outros. Aponta-se para a ética como princípio que deve ser vivenciado na prática docente, no espaço coletivo da escola, em que professores a alunos se reconheçam como agentes de transformação e mudança. A escola precisa romper com o paradigma do tradicionalismo, da hierarquização do poder, do autoritarismo e da exclusão social mascarada, e promover uma mudança curricular, que reconheça e valorize os aspectos culturais e sociais do individuo no meio social. Portanto, a formação docente e a escola precisam ser pensadas e ressignificadas a partir de uma ética global, comum a todos, que possibilite o engajamento coletivo em causas particulares, como forma de minimizar as distorções sociais que fortalecem as desigualdades, o que pressupõe, portanto, a interferência direta do professor e do aluno, nas relações que estabelecem no espaço da sala de aula.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Francisco Renato Lima, Rede Estadual de Educação do Piauí

    Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, UFPI

    Professor Polivalente da SEDUC-PI

  • Wagner José da Silva Carvalho, Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina

    Especialista em Docência no Ensino Superior

  • Cláudio Henrique Rocha Araújo, Centro Universitário Santo Agostinho

    Graduado em Teologia e em Pedagogia

  • Jovina da Silva, Universidade Federal do Piauí

    Mestrado em Educação pela UFPI

    Professora da Faculdade Santo Agostinho

Téléchargements

Publié

2017-12-14

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

QUESTÕES ÉTICAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ENTRE O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/69

Articles similaires

111-120 de 422

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.