OFICINAS DAS EMOÇÕES

PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Beatriz da Silva Moreira Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-3153-0173
  • Ádria Caroene Queiroz Sabbá Universidade Federal do Amazonas
  • Breno Paulino da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Lívia Fernanda Nascimento dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Pedro Henrique Nogueira Guerra Universidade Federal do Amazonas
  • Tamires Diniz Cardona Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Saúde mental, infância, emoções, modalidade virtual, estágio em psicologia

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência que narra a trajetória de um projeto de intervenção voltado à atuação da promoção da saúde mental na infância. A execução do projeto foi dividida em quatro etapas: o processo anterior às oficinas, oficinas voltadas aos pais, oficinas voltadas às crianças e avaliação dos alunos sobre a experiência. Todas elas estiveram embasadas no repertório teórico e prático da Terapia Cognitivo-Comportamental em grupos com crianças e adolescentes, tendo como estrutura base: 1) recepção; 2) recordação do conteúdo abordado no encontro anterior; 3) psicoeducação das emoções; 3) atividades - treino em identificação e reconhecimento das emoções, e 4) encerramento com feedback. Os resultados apontaram que, dentre outros aspectos, realizar oficinas de emoções com crianças e seus pais é uma estratégia promotora de saúde mental. Ademais, a adaptação criativa e inovadora do fazer do psicólogo da modalidade presencial para a modalidade virtual com crianças, é sim possível utilizando recursos lúdicos, interativos, atuais e criativos. Reforçou também que a inserção dos alunos da graduação em psicologia em atividades com e para o público externo é importante; e a conjugação entre disciplinas de estágios e projetos de extensão é benéfica aos docentes, discentes e comunidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz da Silva Moreira, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada em Psicologia

  • Ádria Caroene Queiroz Sabbá, Universidade Federal do Amazonas

    Graduanda em Psicologia

  • Breno Paulino da Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Graduando em Psicologia.

  • Lívia Fernanda Nascimento dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

    Graduanda em Psicologia

  • Pedro Henrique Nogueira Guerra, Universidade Federal do Amazonas

    Graduando em Psicologia

  • Tamires Diniz Cardona, Universidade Federal do Amazonas

    Mestre em Psicologia. Professora substituta da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas

Publicado

2023-05-19

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

OFICINAS DAS EMOÇÕES: PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 308-332. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1791

Artigos Semelhantes

1-10 de 373

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.