MANUSCRITO EM RETRATAÇÃO - O artigo foi retirado a pedido do autor.
EDUCAÇÃO DE CIGANOS: TRAJETÓRIAS, EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLARIZAÇÃO
Palavras-chave:
Educação; Políticas educacionais; Ciganos; Metodologias ativas.Resumo
A educação no campo da legislação e das políticas educacionais brasileiras tem sido pensada de forma democrática, igualitária e para todos. Por isso, neste texto, propomos uma discussão sobre alguns elementos históricos das trajetórias dos ciganos, seus mitos fundadores e as possíveis raízes dos processos discriminatórios que sofreram ao longo dos tempos e ainda sofrem na atualidade. Dessa forma, após uma revisão bibliográfica, historiográfica e documental, buscamos fundamentar a discussão sobre as formas como os ciganos têm sido representados nos espaços sociais brasileiros e os possíveis impactos disto nas políticas para a sua educação que, aparentemente, vêm ocasionando insucessos e evasão escolar. Por fim, como uma forma de manutenção dos grupos ciganos nos espaços escolares, propomos o uso metodologias ativas que atendam às demandas destes sujeitos como estratégias de manutenção da sua cultura, da valorização da sua história e de sua inserção nos espaços escolares, reconhecendo assim, seus direitos humanos e sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.