LETRAMENTO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
TDIC, Letramento digital, Formação continuada, Revisão sistemática de literaturaResumo
Nos últimos 20 anos, presenciamos avanços impressionantes no campo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, o que, como já nos alertava Castells (1999), tem exigido novos arranjos educacionais e metodologias mais atraentes para a promoção de um ensino e aprendizagem condizente com as marcas da cibercultura (LÉVY, 1999), demandando, consequentemente, formação continuada para professores/as (SOARES, 2020). Assim, propomo-nos a refletir sobre o supracitado contexto, através deste artigo de Revisão Sistemática de Literatura, o qual tem como objetivo evidenciar as lacunas existentes na produção científica sobre a temática em foco, tendo em mente a seguinte pergunta: Quais são as tendências investigativas das pesquisas sobre o letramento digital e o uso das TDICs na formação continuada de professores/as de Matemática após aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? A análise dos trabalhos encontrados em dois importantes bancos de teses e dissertações brasileiras, nos permitiram concluir que há um número considerável de pesquisas que utilizam o GeoGebra como recurso didático-tecnológico na formação continuada de docentes e no ensino de Matemática, reverberando no letramento digital. Carecemos de mais investimentos no que pese ao potencial pedagógico das redes sociais e de outras ferramentas tecnológicas, além de colocar em pauta a formação de coordenadores/as pedagógicos/as como condição para a promoção de espaços formativos mais dinâmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.