OFICINAS DAS EMOÇÕES
PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL
Palavras-chave:
Saúde mental, infância, emoções, modalidade virtual, estágio em psicologiaResumo
O presente artigo é um relato de experiência que narra a trajetória de um projeto de intervenção voltado à atuação da promoção da saúde mental na infância. A execução do projeto foi dividida em quatro etapas: o processo anterior às oficinas, oficinas voltadas aos pais, oficinas voltadas às crianças e avaliação dos alunos sobre a experiência. Todas elas estiveram embasadas no repertório teórico e prático da Terapia Cognitivo-Comportamental em grupos com crianças e adolescentes, tendo como estrutura base: 1) recepção; 2) recordação do conteúdo abordado no encontro anterior; 3) psicoeducação das emoções; 3) atividades - treino em identificação e reconhecimento das emoções, e 4) encerramento com feedback. Os resultados apontaram que, dentre outros aspectos, realizar oficinas de emoções com crianças e seus pais é uma estratégia promotora de saúde mental. Ademais, a adaptação criativa e inovadora do fazer do psicólogo da modalidade presencial para a modalidade virtual com crianças, é sim possível utilizando recursos lúdicos, interativos, atuais e criativos. Reforçou também que a inserção dos alunos da graduação em psicologia em atividades com e para o público externo é importante; e a conjugação entre disciplinas de estágios e projetos de extensão é benéfica aos docentes, discentes e comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.