METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

CONTRIBUIÇÕES INTERPRETATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, POR MEIO DE UNIDADE DIDÁTICA

Autores

  • keile C Calza Unicentro
  • Carlos Eduardo Bittencourt Stange

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13623231

Palavras-chave:

Formação Docente, Metodologias Ativas, Análise de conteúdo

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN), da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Elaborou-se e implantou-se uma Unidade Didática com discentes do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus  de Palmas - PR, tendo como foco refletir sobre a importância das metodologias ativas e a sua relação com a formação docente. Partindo-se da premissa de que as metodologias ativas podem ser um dos modos de encaminhar a formação profissional, estimulando o aluno a problematizar, refletir, criar e a transformar, o objetivo central da pesquisa foi analisar a importância das metodologias ativas de aprendizagem, relacionando-as à formação inicial docente. Assim, a pergunta que moveu esta investigação foi: As metodologias ativas de aprendizagem constituem-se alternativas potencialmente significativas para o processo de formação inicial de professores de Biologia? Metodologicamente, este estudo tem abordagem quali-quantitativa e é pautado na metodologia da pesquisa-ação, sendo os dados coletados por meio de seminários, entrevistas individuais e/ou grupo focal e avaliação escrita. Os resultados deste trabalho foram positivos, pois os discentes, por meio de seus argumentos, demonstraram indícios de aprendizagem; contudo, foi possível observar que eles necessitam de maior compreensão sobre conceitos e técnicas de aplicação das metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Biologia.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Bittencourt Stange

    Formado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado (PUC/PR), Especialista em Ecologia e em Ensino de Ciências (UNICENTRO/PR), Mestrado em Educação (UNICAMP-SP/UNICENTRO-PR), Doutorado em Educação: Metodologia de Ensino de Ciências (Universidad de Burgos - UBU, España), Doutorado em Educação: Políticas e Gestão (Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil) Curso de Treinamento em Pesquisa no Instituto de Educação de Londres (IoE/London/UK). Atuação de docência em Botânica Superior, Sistemática de Fanerógamos; em Embriologia Comparada e Biologia do Desenvolvimento para o curso de Ciências Biológicas; em Didáticas Específicas e em Metodologia e Instrumentação de Ensino e de Pesquisa para o curso de Ciências Biológicas e para a Formação de Professores em Ciências Biológicas; Atuação de docência no Programa de Mestrado Mestrado Profissional em Ciências Naturais e Matemática da UNICENTRO; Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID - editais 2018/2020 e 2020/2022. Corrodenador do Programa Institucuional de Boslas no Residência Pedagógica - edital 1/2020 e edital 23/2022. Diretor de Ensino da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO (2001-2003). Diretor de Avaliação Institucional da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO (2003-2016). Avaliador do BASIs desde 2007 e membro da Comissão Especial de Avaliação Institucional do Estado do Paraná junto a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, desde 2004. Presidente da Comissão Mista CEE/PR e SEED/PR para implantação de Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná. Membro Suplente do Conselho Estadual de Educação do Paraná desde 2013. Linha de pesquisa em investigação conceitual no Ensino de Ciências e de Biologia e em Gestão e Avaliação Institucional e de Cursos e Institucional no Ensino Superior. Atuou na coordenação pedagógica do Programa Permanente de Extensão e Pesquisa em Ciências/PEPEC e no Projeto Permanente de Extensão Instrumentação, Experimentação e Demonstração em Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2024-08-31

Como Citar

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES INTERPRETATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, POR MEIO DE UNIDADE DIDÁTICA. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), A4 01-31. https://doi.org/10.5281/zenodo.13623231

Artigos Similares

51-60 de 514

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.