PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA APLICADA EM UM CURSO DE MEDICINA
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problema, Percepção, Ensino médicoResumo
A Aprendizagem Baseada em Problema (PBL, do inglês, problem-based learning) é uma metodologia ativa de ensino aplicada em muitas universidades e atualmente em um curso de medicina do nordeste brasileiro. Para obter o ponto de vista dos alunos do referido curso sobre a metodologia aplicada, este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos discentes sobre o PBL aplicado no Eixo Integrador pertencente a graduação em medicina. O estudo foi do tipo observacional com participação de 96 alunos, os quais responderam ao questionário Dundee Ready Educational Environment Measure (Dreem). O parecer de aprovação ética consta com registro CAAE: 53409621.0.0000.5086. As dimensões de percepções pontuaram: percepção da aprendizagem 26,6/48 pontos, percepção em relação aos docentes 25,7/ 44 pontos, percepção dos resultados acadêmicos 19,8/32 pontos, percepção do ambiente em geral 25,4/48 pontos, percepção das relações sociais 14,3/28 pontos. A percepção geral sobre o PBL foi de 120/200 no ciclo básico e 105,7/200 no ciclo clínico. Os estudantes possuem uma boa percepção em relação a metodologia, porém necessita de melhorias para aumentar a eficácia da didática desenvolvida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.