A EDUCAÇÃO TRANSPANDEMIA

UM ENLACE ENTRE AS PESQUISAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11658016

Palavras-chave:

Covid-19;, Ensino Remoto, Ensino Híbrido

Resumo

Este estudo, qualitativo de natureza descritiva, tem por objetivo analisar as repercussões da pandemia de Covid-19 no ensino básico brasileiro durante e após o período crítico da pandemia e, para isso, apoia-se em duas estratégias metodológicas: estado da arte e análise documental. Para o estado da arte, foram consultados os repositórios da Capes, da SciELO e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, filtrados pelo tema e que tivessem sido publicados entre 2020 e 2022. A análise documental se deu a partir do levantamento de textos jornalísticos nas edições diárias online dos jornais “O Estado de São Paulo”, “OVALE” e “Portal G1”, publicados entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. Os resultados revelam as dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante a pandemia, com destaque para a defasagem de aprendizagem e o retrocesso na educação. Conclui-se, dessa análise, que há um anseio em unir os setores envolvidos na educação para a implementação de novos formatos e metodologias educacionais, que atendam às necessidades dos alunos dos vários níveis de ensino no Brasil, inclusive o ensino híbrido, no intuito de reverter as perdas e as sequelas que marcaram os alunos e o trabalho docente, e contribuir para o aprendizado dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Cristiano Jerônimo Valeriano, Universidade de Taubaté

    Jornalista e Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté.

  • Patricia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté
    Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté/SP Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá/RJ

Publicado

2024-04-20

Como Citar

A EDUCAÇÃO TRANSPANDEMIA: UM ENLACE ENTRE AS PESQUISAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A10 01-24. https://doi.org/10.5281/zenodo.11658016

Artigos Similares

11-20 de 328

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.