EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURADA

Autores

  • Ívina da Costa Ribeiro de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Lucelindo Dias Ferreira Junior Universidade Federal do Ceará
  • Joanderson de Almeida Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Evasão escolar, Engenharia de produção, Instituições de ensino superior.

Resumo

A evasão é um problema que aflige a educação superior brasileira, principalmente instituições de ensino públicas. Entender esse fenômeno contribui com a elaboração de políticas que promovam a permanência dos alunos. O objetivo do deste trabalho é identificar, através de uma Revisão Bibliográfica Estruturada, as principais causas e ações mitigadoras da evasão em cursos de Engenharia de Produção de Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras. A pesquisa dividiu-se em Revisão Estruturada 1, com foco em trabalhos mais amplos, e Revisão Estruturada 2, com foco em trabalhos aplicados no curso de Engenharia de Produção. Os resultados mostraram que as causas da evasão estão concentradas no primeiro ano de ensino, onde há uma maior taxa de reprovações em disciplinas, contribuindo para a desmotivação do discente com o curso, e evidenciando que as metodologias de ensino adotadas em sala de aula não têm estimulado os estudantes a atuarem ativamente em seu aprendizado. No que concerna à mitigação, a abordagem apresentada nos trabalhos identificados provê elementos práticos para a recomendação, porém há necessidade de estudos que verifiquem a efetividade dessas ações na redução da taxa de evasão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ívina da Costa Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Ceará

    Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Russas. Participou como bolsista de iniciação acadêmica no projeto Incentivo, Motivação e Acompanhamento - IMA (2017 - 2018), e como articuladora no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE (2019). Ex-membro do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção - CAEPRO. Foi bolsista do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência no projeto Farol da Produção.

  • Lucelindo Dias Ferreira Junior, Universidade Federal do Ceará

    Professor do Magistério Superior no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Russas. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador na área de Desenvolvimento de Produtos, Ergonomia e Educação em Engenharia. 

  • Joanderson de Almeida Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Publicado

2024-11-10

Como Citar

EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURADA. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34). https://doi.org/10.5281/

Artigos Similares

51-60 de 512

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.