O simples e o complexo na educação científica

da ciência à formação docente

Autores

  • Gisele Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O presente texto provém de reflexões acerca das relações entre educação científica e a complexidade. A partir da revisão de bibliografias que discutem o complexo, a educação científica e a formação docente, este trabalho objetiva situar a educação científica no paradigma da complexidade. O trabalho é introduzido a partir da contextualização do paradigma da complexidade no universo científico, apresentando a imersão da complexidade em várias áreas do saber (biologia, química, física e matemática). No primeiro tópico discute-se a identidade complexa da prática educativa, alguns de seus componentes e a necessidade do pensar complexo. Em seguida, analisa-se o posicionamento docente frente ao complexo, as concepções didático-epistemológicas docentes e as lógicas avaliativas.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gisele Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professora Auxiliar da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Publicado

2010-06-29

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

O simples e o complexo na educação científica: da ciência à formação docente. (2010). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 1(1). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/350

Artigos Similares

51-60 de 432

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)