A IMPORTÂNCIA DO USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA BIOLOGIA

UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA

Autores

  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geisiele de Sousa Teotonio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Leonardo Rodrigues Sampaio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geazi Rosa Oliveira Teotonio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Sávio Luiz Pereira Nunes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Ensino da Biologia, Metacognição, Estratégias de aprendizagem

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar e discutir referenciais teóricos da educação e da psicologia cognitiva, relacionados às dificuldades no processo ensino-aprendizagem de Biologia no Brasil e ao uso de aulas práticas, promovendo o desenvolvimento da metacognição, a fim de facilitar a aprendizagem. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura nas áreas de Educação e Psicologia, focando o ensino de Biologia, com um olhar voltado para a metacognição e aulas práticas. Os resultados indicaram a importância de se considerar o papel da metacognição nesse ensino, para que o estudante desenvolva a capacidade de autorregular a construção do conhecimento. Conclui-se que a utilização de aulas práticas é uma importante ferramenta para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento metacognitivo dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutora em Psicologia.

    Professora da Univasf

  • Geisiele de Sousa Teotonio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Psicologia (Univasf).

    Professora na Escola Manoel Nunes Barbosa

  • Leonardo Rodrigues Sampaio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Psicologia Cognitiva

    Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

  • Geazi Rosa Oliveira Teotonio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Laboratório clínico de microbiologia da Univasf. Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas.

  • Sávio Luiz Pereira Nunes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Mestrando no programa de Recursos Genéticos e Vegetais

Publicado

2019-07-05

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DO USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM METACOGNITIVA. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 201-220. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/484

Artigos Similares

21-30 de 529

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)