MÚSICA, ESPAÇO CURRICULAR E PROFESSORES DE ARTE

uma análise da rede pública de ensino de Petrolina-PE

Autores

  • Carlos André Gomes Lima Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Cristiane Maria Galdino de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Música, Espaço curricular, Professores de arte

Resumo

Esta pesquisa investigou o espaço curricular da música e a formação dos professores de arte nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de Petrolina-PE, além de analisar o espaço curricular da música no ensino público do município e identificar a formação dos professores da disciplina de arte. A partir da análise de documentos oficiais e norteadores e dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas informais, foi possível compreender a música enquanto área de conhecimento na referida disciplina, o perfil profissional e a formação dos professores. Discutimos, também, as particularidades e perspectivas tanto para a música quanto para os professores de arte, considerando os planejamentos e o espaço curricular dado à música por parte da secretaria de educação do município. Verificamos que a música existe no campo investigado como área de conhecimento, dentro do componente curricular arte, lecionada por professores não especialistas e que complementam a carga horária na disciplina. Por fim, discutimos as perspectivas para o ensino de música no ensino fundamental da rede pública, considerando as legislações atuais, a formação dos professores em área específica e o espaço curricular da referida área artística no campo investigado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Carlos André Gomes Lima, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

    Possui licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e especialização em Educação Musical pela UCAMPROMINAS (2013). É mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE. Desde agosto de 2010 é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Artes - Música, com ênfase em Educação Musical, formação de professores na Licenciatura em Música do IF Sertão PE/Petrolina, lecionando as disciplinas de Apreciação Musical, Prática Pedagógica, Instrumento (violão), Percepção, História da Música, Linguagem e Estruturação Musical, Harmonia, Arranjo, Regência, e Morfologia e Análise Musical.

  • Cristiane Maria Galdino de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui graduação em Música - Licenciatura (1987), pela Universidade Federal de Pernambuco, bacharelado em Música - Instrumento/Flauta Doce (1995), pela mesma universidade. Cursou o mestrado em Música (2005) e o doutorado em Música (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal de Pernambuco e vice-diretora do Centro de Artes e Comunicação (CAC). Professora credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Música da UFPE e da UFPB. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação e atuação profissional de professores de música. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação musical não-formal; educação musical e etnomusicologia; e formação de professores de música e diversidade.

Publicado

2020-12-02

Como Citar

MÚSICA, ESPAÇO CURRICULAR E PROFESSORES DE ARTE: uma análise da rede pública de ensino de Petrolina-PE. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 34-57. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/890

Artigos Similares

31-40 de 491

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.