AS PERSPECTIVAS TRANSVERSAIS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI

Autores

  • Catia Silene Carrazoni Lopes Viçosa Unipampa
  • Débora Lopes Viçosa Unipampa
  • Andréia Caroline Fernandes Salgueiro Unipampa
  • Vanderlei Folmer Unipampa

Palavras-chave:

Transversalidade, Currículo, Aprendizagem, Educação

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as orientações sobre abordagens transversais, presentes nos Planos de Ação do Mercosul Educacional, e as diretrizes referentes à essa temática na Lei de Educação Nacional da Argentina, Lei de Diretrizes e Bases do Brasil e Lei Geral de Educação do Uruguai. Os dados foram tratados a partir da Análise Documental com método comparativo e apresentados por meio de nuvens de palavras. Os resultados indicaram que os Planos de Ação do Mercosul Educacional apresentam recomendações sobre abordagens transversais nos espaços educativos. A análise dos documentos oficiais de cada país mostrou que: i) o documento argentino exibe eixos temáticos amplos nos diferentes níveis educacionais; ii) a lei brasileira orienta para a inserção de temas diversificados em todos os currículos escolares, sendo amparada por documentos complementares; e iii) a lei educacional uruguaia contempla amplamente o tema pesquisado e acordado nos planos do Mercosul Educacional. Conclui-se que os documentos analisados direcionam para uma prática baseada na transversalidade no contexto escolar, propiciando espaço para a inclusão de saberes extraescolares. Porém, depreende-se a necessidade de potencializar a inserção de temas transversais no cotidiano escolar dos países cenário da pesquisa. Isso pode se dar a partir da capacitação de professores visando proporcionar uma aprendizagem contextualizada que atenda demandas do contexto social e cultural dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Catia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Unipampa

    Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Especialista Educação Especial e Inclusiva (Fael); Licenciada em Ciências da Natureza (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES) que desenvolvem projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

  • Débora Lopes Viçosa, Unipampa

    Mestranda PPG Educação em Ciências (Unipampa); Bacharel em Fisioterapia (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES) que desenvolve projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

  • Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Unipampa

    Pós Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa), Doutora em Bioquímica (Unipampa), Mestra em Bioquímica (Unipampa), Bacharel em Fisioterapia (Unipampa); Professora colaboradora PPG Educação em Ciências (Unipampa); Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES) que desenvolve projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

  • Vanderlei Folmer, Unipampa

    Pós doutorado em Bioquímica Toxicológica (Universidade de Lisboa-Portugal); Doutor em Ciências Biológicas (UFSM); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Graduado em Fisioterapia (UFSM); Graduado em Letras (UNIP); Docente na Unipampa; Docente no PPG Educação em Ciências (Unipampa). Coordenador do Grupo de Estudos Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde que desenvolvem projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

AS PERSPECTIVAS TRANSVERSAIS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 06-33. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1051

Artigos Semelhantes

71-80 de 460

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.