JOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO

UMA REVISÃO SISTÊMICA

Autores

  • Camila de Lima Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Edilson de Araújo dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13623253

Palavras-chave:

Jogo, Ensino Fundamental, Matemática

Resumo

Neste artigo temos como objetivo expor uma revisão sistêmica cujo conteúdo derivam de pesquisas produzidas entre os anos de 2011 a 2021 que abordaram o jogo e o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização. Essa revisão é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como objeto de investigação os jogos como possibilidade didática para o ensino de conceitos matemáticos. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, realizamos uma pesquisa biográfica de caráter sistêmico, indagando às pesquisas sobre como o jogo pode ser um recurso que auxilia a aprendizagem de conceitos matemáticos. Como resultados, constatamos que os pesquisadores reconhecem o jogo como instrumento que possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento, porém os professores participantes das pesquisas possuem dificuldades para realizar intervenções com esses recursos didáticos, evidenciamos também, que em certas situações de ensino o emprego de jogos é apenas com o caráter de passatempo ou reforço do conteúdo que foi trabalhado, e não para trazer ou ensinar um conceito de qualidade nova.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila de Lima Santos, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada en Pedagogia (2012) pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Psicopedagogia Instituicional Clínica e Hospitalar (2013) pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco e especialista em Educação Especial Inclusiva (2020) pelaFaculdade de Administração Humanas e Exatas.  Mestre em Educação (2023) pela Universidade Estadual de Maringá no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM). É membro da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Professora de Apoio em Contraturno Escolar e Apoio em Sala de Aula na Prefeitura do município de Maringá. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Organização do Ensino de Matemática. 

  • Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

    Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Representante docente do Conselho Acadêmico do PPE/UEM. Membro do Conselho Municipal de Educação de Maringá, PR. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Infância (GEPEMATI/UEM/CNPq). Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Coordenadora institucional do PIBID/UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Organização do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática e Estágio.

  • Edilson de Araújo dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

    Graduado em Pedagogia (2017) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Educação Especial (2020) pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Mestrado em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), vinculada a Universidade de São Paulo (USP). Fez parte do PIBID/UEM subprojeto Pedagogia (Sede): Foco Matemática (2014-2017). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI/USP) e do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM). Integrante da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM). Foi Educador Infantil na rede municipal de educação de Maringá-PR (2016-2018). Professor (CRES) no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural; Atividade Orientadora de Ensino; Ensino e Aprendizagem; Organização do Ensino de Matemática; Formação de Professores; e Operações Racionais.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

JOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTÊMICA. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), A5 01-27. https://doi.org/10.5281/zenodo.13623253

Artigos Semelhantes

71-80 de 341

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.