A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE

DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Cyntia Maria Silva Vasconcelos Universidade de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária, Formação Docente, Relação Teoria e Prática

Resumo

Este artigo tem por objeto de estudo a Pedagogia Universitária e a formação docente e tem por objetivo principal discutir o conceito de Pedagogia Universitária na perspectiva da formação docente, tendo em vista a relação entre teoria e a prática. Para concretizar, o estudo utilizou abordagem qualitativa e o método de pesquisa bibliográfica, a partir de autores clássicos e contemporâneos, nacionais e internacionais. Como resultado foi identificado que a Pedagogia Universitária é um campo teórico estudado desde o século XIX, que necessita de um olhar sensível para transformar a realidade, já que ainda é possível encontrar nas instituições de ensino superior práticas desconexas ao pedagógico, interferindo na formação dos futuros professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cyntia Maria Silva Vasconcelos, Universidade de Salamanca

    Mestre em Ensino e Formação Docente

    Universidade de Salamanca

Downloads

Publicado

2025-01-19

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D14 01-19. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

1-10 de 428

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.