NARRATIVAS DOCENTES EM REDE: UMA DÉCADA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE FORMATIVA

Autores

  • Amanda Anália Nayara de Macêdo Universidade Federal de Pernambuco
  • Jaqueline Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Identidade formativa, Museu da Pessoa, Descolonialidade, Movimentos Sociais

Resumo

O presente texto busca compreender as motivações pela docência nas narrativas de memórias docentes. O enfoque da pesquisa-formação (Passeggi, 2017) tomou como referência as narrativas digitais em rede do Museu da Pessoa, mapeando as histórias disponibilizadas nesse ambiente virtual, no período de 2013 a 2022, selecionadas de acordo com os critérios da investigação. A pesquisa acessou 520 narrativas, sendo cinco memórias docentes contempladas para análise. As reflexões, advindas das narrativas digitais dos docentes, possibilitou o desvelar da subjetividade, com ênfase na descolonialidade, revelada nas relações sociais advinda da convivência familiar e participação nos movimentos sociais e políticos, destaques que deram assento a constituição da identidade formativa

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Biografia do Autor

  • Amanda Anália Nayara de Macêdo, Universidade Federal de Pernambuco

    Licencianda do curso de Pedagogia (UFPE)

    Universidade Federal de Pernambuco

  • Jaqueline Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Educação pela UFPE

    Docente da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2025-01-15

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

NARRATIVAS DOCENTES EM REDE: UMA DÉCADA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE FORMATIVA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D11 01-23. https://doi.org/10.5281/

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