RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Naubert Bezerra de Melo Universidade Estadual do Ceará
  • Eduardo de Castro Campos Escola de Ensino Médio Doutor César Cals
  • Micheline Soares Costa Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Prática docente, Experimentação, Aprendizagem

Resumo

O Programa Residência Pedagógica busca elevar a qualidade da educação básica ao promover a integração entre teoria e prática e estimular a reflexão sobre a prática docente. As práticas experimentais são essenciais para contextualizar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, pois integram a teoria à prática. O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da experimentação no ensino de química através de experimentos realizados por alunos do ensino médio para contribuir com sua aprendizagem e despertar interesse pela disciplina, além de ressaltar o papel do programa Residência Pedagógica na formação do residente como professor da educação básica. Os resultados indicam que as práticas experimentais contribuíram para a aprendizagem dos alunos, aumentando sua motivação e estimulando questionamentos sobre as explicações dos fenômenos observados. Pode-se concluir também que o programa proporcionou ao residente uma valiosa experiência para seu futuro, contribuindo para sua carreira profissional e formação como educador

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Naubert Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará

     Licenciando em Química (UECE)

    Universidade Estadual do Ceará

  • Eduardo de Castro Campos, Escola de Ensino Médio Doutor César Cals

    Mestre em Ensino de Ciências (UFC)

    Docente da Escola de Ensino Médio Doutor César Cals

  • Micheline Soares Costa Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia

    Docente da Universidade Estadual do Ceará

Downloads

Publicado

2025-01-12

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), p. D5 01-19. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

21-30 de 355

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.