Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua

Autores

  • Fernando Moreno da Silva

Palavras-chave:

Ensino, Gêneros textuais, Tipos textuais

Resumo

O presente artigo pretende discutir a questão dos gêneros textuais como inovação para o ensino da língua portuguesa a partir das sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), referencial que norteia o ensino de língua. O trabalho apresenta a origem dos estudos dos gêneros a partir do conceito de “gêneros discursivos” de Mikhail Bakhtin e do estudo de Luiz Antônio Marcushi sobre tipos e gêneros textuais. Apropriando-se desses conceitos, observa-se a importância dos gêneros para o ensino da leitura e da produção textual, temas que precisam de um melhor tratamento para desenvolver no aluno sua competência comunicativa.

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Publicado

2012-12-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA SILVA, Fernando Moreno. Gêneros textuais como ferramenta para o ensino da língua. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/322. Acesso em: 19 jun. 2025.

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