Aprendizagem baseada em problemas
uma perspectiva de renovação construtiva no processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
formação de professores, problematização contextualizada, construção do saberResumo
O presente artigo visa apresentar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas como um novo modelo de planejamento educacional que tem sido difundido com êxito em cursos de capacitação de profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. Ao contrário dos métodos tradicionais vigentes nas instituições de ensino, inúmeras evidências práticas têm enfatizado que essa inovadora prática de ensino pode ser significativamente mais eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Vista por determinados expoentes da Educação como uma excelente alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, tal estratégia baseada na problematização contextualizada dos conteúdos tem se mostrado sensivelmente promissora como estratégia metodológica na árdua tarefa de educar. Assim, o presente artigo objetiva relatar em linhas gerais em que se consiste o método em questão, ressaltando suas vantagens e suas implicações no âmbito educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.