A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR

Autores

  • Perpétua Mariana Alves de Siquera Gonzaga Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Walter Rego Resende Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Virgínia de Oliveira Alves Passos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Priscilla Rodrigues Figliuolo Simões Confederação Nacional das Cooperativas Médicas

Palavras-chave:

Lúdico, Aprendizagem, Brinquedoteca, Hospitalização

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da ludicidade para a aprendizagem de crianças em regime de internação hospitalar. Para isso, foram desenvolvidas na unidade pediátrica de um hospital do município de Petrolina-PE, no período de seis meses, cinco atividades com quatro crianças com idades entre três e nove anos que se encontravam internadas. Foram realizadas observações sistemáticas e anotações do comportamento das crianças em cada procedimento. Em face disso, foi possível analisar mudanças perceptíveis de comportamento das mesmas. Evidenciou-se que as crianças que antes chegavam à brinquedoteca com sintomas de fadiga, ansiedade, retraimento e desconfiança em relação aos profissionais de saúde tiveram seus comportamentos alterados após frequentar a brinquedoteca hospitalar. Constatou-se que a influência do lúdico no processo de aprendizagem de crianças favorece o desenvolvimento de habilidades que podem facilitar a adaptação da criança à rotina hospitalar, a adesão ao tratamento e o aumento da autoestima dos pacientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Perpétua Mariana Alves de Siquera Gonzaga, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestranda em Psicologia (Univasf)

  • José Walter Rego Resende, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Psicologia (Univasf)

  • Virgínia de Oliveira Alves Passos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Prof. Dra. Colegiado de Psicologia (Univasf)

  • Priscilla Rodrigues Figliuolo Simões, Confederação Nacional das Cooperativas Médicas

    Mestre em Avaliação em Saúde (IMIP)

    Terapeuta ocupacional da UNIMED e do CAPS II

Downloads

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR. (2016). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42

Artigos Semelhantes

21-30 de 147

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)