IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL

Autores

  • Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mateus de Sousa Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Karyne Krysley Almeida Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Karen Oliveira Sandovetti Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ketlen Milena Moreira Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thalia de Castro Figueiredo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Roberto Fábio Santana dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Metodologia, Educação em Saúde, Humanismo

Resumo

As diretrizes curriculares valorizam metodologias ativas de ensino-aprendizado e as humanidades na formação da identidade profissional em saúde. O objetivo deste artigo é descrever uma nova experiência educacional que utilizou conceitos do método qualitativo para o ensino/aprendizado do profissionalismo humanitário e do compromisso social. A disciplina optativa Comunicação em Saúde utiliza a plataforma Doc.Com.Brasil associada a arte e dramatizações. É ofertada semestralmente pelo curso de Medicina da Univasf para a área de saúde. A turma 2016.2, com 22 estudantes de medicina e 02 das Ciências Farmacêuticas foi questionada sobre a escolha da área de saúde. As respostas foram agrupadas conforme os núcleos de significância em categorias temáticas e temas. Os estudantes pesquisaram artigos e compartilharam seus achados. Uma nova metodologia de ensino-aprendizado que usou o percurso metodológico da pesquisa qualitativa para conduzir a aula. Analogicamente: 1) Questão disparadora da aula = questão norteadora de pesquisa, 2) Estudantes em círculo = grupos focais, 3) Respostas = entrevistas, 4) Organização em temas e categorias = resultado da pesquisa qualitativa, 5) Apresentação dos artigos = discussão. Emergiram três temas e respectivas categorias: 1- Cuidar das pessoas: contato com pessoas, sacerdócio, implicações do currículo oculto, heroísmo; 2 – Influências: sociedade, família, mídia e sonho da infância; 3 - Mercado de trabalho: inter-profissionalismo, estabilidade financeira e responsabilidade social. O feedback dos estudantes sobre o método utilizado foi positivo. Do ponto de vista docente, foi motivador. A metodologia contribui para consolidação das diretrizes curriculares e do profissionalismo humanitário.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Docente da disciplina Comunicação em Saúde - Univasf

  • Mateus de Sousa Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Estudante de Medicina da Univasf

  • Karyne Krysley Almeida Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Estudante de Medicina da Univasf  

  • Karen Oliveira Sandovetti, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Estudante de Medicina da Univasf  

  • Ketlen Milena Moreira Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco

      Estudante de Medicina da Univasf

  • Thalia de Castro Figueiredo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Estudante de Medicina da Univasf

  • Roberto Fábio Santana dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Estudante de Medicina da Univasf

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Publicado

2016-06-14

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL. (2016). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(10). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/58

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