ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
Keywords:
Ensino., Estratégias de aprendizagem., Ensino remoto emergencial.Abstract
A pandemia da COVID-19 atingiu toda população mundial trazendo consigo várias modificações nos contextos sociais, políticos, educacionais e de saúde. No cenário da educação, uma das estratégias adotadas para prevenção a exposição ao vírus foi a suspensão das aulas presenciais pelas remotas síncronas, assíncronas ou atividades domiciliares. Para o desenvolvimento das aulas remotas foi necessário o uso emergencial das tecnologias digitais e adaptação dos docentes e discentes as formas de acesso e/ou operacionalização dos recursos tecnológicos quando disponíveis. Desta forma, o presente ensaio teórico propôs uma análise teórica crítica-reflexiva sobre o modelo de ensino remoto emergencial adotado no ano de 2020, e como as estratégias de aprendizagem, quando adaptadas a esse novo contexto podem mediar à aquisição de conhecimentos visando o protagonismo do discente. Conclui-se, a importância da educação continuada do docente, um olhar a formação educacional integral do discente e a necessidade de usar ferramentas digitais na educação online como estratégias de aprendizagem no ensino remoto emergencial.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.