ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Sheyla Polhasto Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu – PR
  • Monica Augusta Mombelli Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
  • Cynthia Borges de Moura Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Ensino., Estratégias de aprendizagem., Ensino remoto emergencial.

Resumo

A pandemia da COVID-19 atingiu toda população mundial trazendo consigo várias modificações nos contextos sociais, políticos, educacionais e de saúde. No cenário da educação, uma das estratégias adotadas para prevenção a exposição ao vírus foi a suspensão das aulas presenciais pelas remotas síncronas, assíncronas ou atividades domiciliares. Para o desenvolvimento das aulas remotas foi necessário o uso emergencial das tecnologias digitais e adaptação dos docentes e discentes as formas de acesso e/ou operacionalização dos recursos tecnológicos quando disponíveis. Desta forma, o presente ensaio teórico propôs uma análise teórica crítica-reflexiva sobre o modelo de ensino remoto emergencial adotado no ano de 2020, e como as estratégias de aprendizagem, quando adaptadas a esse novo contexto podem mediar à aquisição de conhecimentos visando o protagonismo do discente. Conclui-se, a importância da educação continuada do docente, um olhar a formação educacional integral do discente e a necessidade de usar ferramentas digitais na educação online como estratégias de aprendizagem no ensino remoto emergencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Sheyla Polhasto, Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu – PR

    Mestre. Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu – PR.

  • Monica Augusta Mombelli, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas

    Doutora. Universidade Federal da Integração Latino-Americana

  • Cynthia Borges de Moura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1995

Artigos Similares

51-60 de 508

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.