PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Authors

  • Vitória Raquel Pereira de Souza Universidade Federal do Pará
  • Petrônio Cavalcante Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Keywords:

Formação de Professores alfabetizadores, Alfabetização, Políticas Públicas, Pedagogia Histórico-Crítica

Abstract

Este artigo visou analisar teses e dissertações que discutam sobre a formação continuada de professores alfabetizadores a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Estes documentos foram identificados nos repositórios das Universidades Federal e Estadual do Pará, do Maranhão e do Ceará, publicadas entre os anos 2013 a 2023. Fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica realizamos a pesquisa documental e exploratória dos documentos no segundo semestre de 2023, identificamos 1168 dissertações e 979 teses. Destas, somente quatro trabalharam com a formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Concluímos que, o PNAIC e Pmalf localizados nessas pesquisas, estão alinhados com os interesses do sistema capitalista, o qual defende uma formação descontinuada e rápida, constituídos num ecletismo das pedagogias hegemônicas “construtivistas”, portanto, sem compromisso com a apropriação dos conhecimentos clássicos na própria formação de professores e no processo da alfabetização.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Vitória Raquel Pereira de Souza, Universidade Federal do Pará

    Doutoranda em Educação (UFPA)

    Universidade Federal do Pará

  • Petrônio Cavalcante, Universidade Federal do Pará

    Doutorando em Educação (UFPA)

    Universidade Federal do Pará

     

     

Published

2025-01-12

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

How to Cite

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D8 01-24. https://doi.org/10.5281/

Similar Articles

1-10 of 527

You may also start an advanced similarity search for this article.