PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores/as

  • Vitória Raquel Pereira de Souza Universidade Federal do Pará
  • Petrônio Cavalcante Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palabras clave:

Formação de Professores alfabetizadores, Alfabetização, Políticas Públicas, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumen

Este artigo visou analisar teses e dissertações que discutam sobre a formação continuada de professores alfabetizadores a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Estes documentos foram identificados nos repositórios das Universidades Federal e Estadual do Pará, do Maranhão e do Ceará, publicadas entre os anos 2013 a 2023. Fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica realizamos a pesquisa documental e exploratória dos documentos no segundo semestre de 2023, identificamos 1168 dissertações e 979 teses. Destas, somente quatro trabalharam com a formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Concluímos que, o PNAIC e Pmalf localizados nessas pesquisas, estão alinhados com os interesses do sistema capitalista, o qual defende uma formação descontinuada e rápida, constituídos num ecletismo das pedagogias hegemônicas “construtivistas”, portanto, sem compromisso com a apropriação dos conhecimentos clássicos na própria formação de professores e no processo da alfabetização.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Vitória Raquel Pereira de Souza, Universidade Federal do Pará

    Doutoranda em Educação (UFPA)

    Universidade Federal do Pará

  • Petrônio Cavalcante, Universidade Federal do Pará

    Doutorando em Educação (UFPA)

    Universidade Federal do Pará

     

     

Publicado

2025-01-12

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Cómo citar

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D8 01-24. https://doi.org/10.5281/

Artículos similares

1-10 de 527

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.