PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

  • Vitória Raquel Pereira de Souza Universidade Federal do Pará
  • Petrônio Cavalcante Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14634970

Palavras-chave:

Formação de Professores alfabetizadores, Alfabetização, Políticas Públicas, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo visou analisar teses e dissertações que discutam sobre a formação continuada de professores alfabetizadores a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Estes documentos foram identificados nos repositórios das Universidades Federal e Estadual do Pará, do Maranhão e do Ceará, publicadas entre os anos 2013 a 2023. Fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica realizamos a pesquisa documental e exploratória dos documentos no segundo semestre de 2023, identificamos 1168 dissertações e 979 teses. Destas, somente quatro trabalharam com a formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Concluímos que, o PNAIC e Pmalf localizados nessas pesquisas, estão alinhados com os interesses do sistema capitalista, o qual defende uma formação descontinuada e rápida, constituídos num ecletismo das pedagogias hegemônicas “construtivistas”, portanto, sem compromisso com a apropriação dos conhecimentos clássicos na própria formação de professores e no processo da alfabetização.

 

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Biografias do Autor

  • Vitória Raquel Pereira de Souza, Universidade Federal do Pará

    Doutoranda em Educação (UFPA)

    Universidade Federal do Pará

  • Petrônio Cavalcante, Universidade Federal do Pará

    Doutorando em Educação (UFPA)

    Universidade Federal do Pará

     

     

Publicado

2025-01-12

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, Vitória Raquel; CAVALCANTE, Petrônio. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D8 01–24, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14634970. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3153. Acesso em: 3 ago. 2025.