PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14634970Palavras-chave:
Formação de Professores alfabetizadores, Alfabetização, Políticas Públicas, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
Este artigo visou analisar teses e dissertações que discutam sobre a formação continuada de professores alfabetizadores a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Estes documentos foram identificados nos repositórios das Universidades Federal e Estadual do Pará, do Maranhão e do Ceará, publicadas entre os anos 2013 a 2023. Fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica realizamos a pesquisa documental e exploratória dos documentos no segundo semestre de 2023, identificamos 1168 dissertações e 979 teses. Destas, somente quatro trabalharam com a formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Concluímos que, o PNAIC e Pmalf localizados nessas pesquisas, estão alinhados com os interesses do sistema capitalista, o qual defende uma formação descontinuada e rápida, constituídos num ecletismo das pedagogias hegemônicas “construtivistas”, portanto, sem compromisso com a apropriação dos conhecimentos clássicos na própria formação de professores e no processo da alfabetização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

