A RELEVÂNCIA DAS INTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Authors

  • Celso Sales Franca FACAPE
  • Deise Cristiane do Nascimento FACAPE

Keywords:

Interações psicossociais, Processo de ensino-aprendizagem, Ambiente escolar.

Abstract

Neste estudo, discute-se a relevância das interações psicossociais no processo de ensino-aprendizagem dentro de um ambiente escolar. Tem como objetivo geral, analisar o processo de socialização da criança e do adolescente com a inserção da psicopedagogiadentro do espaço escolar. Esse estudo se efetivou mediante uma revisão integrativa orientada pela abordagem qualitativa, as quais serão explicadas mais adiante. O aprendizado é uma atividade interativa que se realiza no ambiente escolar, explorando a qualidade geral das interações psicossociais. A melhor estratégia para se avaliar é até que ponto a qualidade das interações psicossociais são relevantes no processo de ensino aprendizagem, compreender, mensurar, na medida do possível, os seus efeitos sobre o executar das atividades de ensino. É preciso ressaltar que a escola mantém uma função fundamental para o processo social, desenvolvendo as capacidades cognitivas ajudando a criança compreender que têm um mundo social. A Sociologia, Psicologia Social e a Pedagogia, pode muito contribuir para entender e explicar as causas das dificuldades de aprendizagem da criança e do adolescente na escola, seus padrões evolutivos normais e patologias, bem como a influência da família, escola e sociedade, no seu desenvolvimento. Como resultado desta pesquisa entende-se que a questão do ensino aprendizagem não é uma ação tão simplória. A escola precisa estar envolvida neste processo numa constante atuação da sua equipe, para construção de uma educação de alta qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Celso Sales Franca, FACAPE

    Professor Assistente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
    Mestrado em Sociologia - UFPE

  • Deise Cristiane do Nascimento, FACAPE

    Professora Assistente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
    Mestre em Educação

Published

2019-07-27

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A RELEVÂNCIA DAS INTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 262-282. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/458

Similar Articles

21-30 of 517

You may also start an advanced similarity search for this article.