REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA LITERATURA

UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Authors

  • Ivete Batista da Silva Almeida Almeida Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Literatura., História, História da África Contemporânea

Abstract

Os profissionais do ensino de história no Brasil, a partir dos anos 90, vêm buscando reduzir a distância entre a academia e a prática em sala de aula. É nesse contexto que um recurso tradicional do currículo, ganha nova função sob a luz da História Cultural: a literatura. Longe de se deter somente naquilo que é narrado descritivamente, a Literatura, na aula de História nos permite conduzir o aluno pela economia que rodeia o livro: elementos de produção e de apropriação, como especifica Chartier. Como estudo de caso, utilizaremos títulos da literatura contemporânea africana para trabalharmos questões como produção cultural, elementos comuns e elementos particulares de diferentes sociedades da África contemporânea. Dessa forma, a partir de obras de Pepetela (Angola) e Mia Couto (Moçambique) pretendemos apresentar uma África viva, atual, e não folclorizada. Como fundamento teórico para esta tarefa recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Ivete Batista da Silva Almeida Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em História Social

    Universidade Federal de Uberlândia

Published

2019-08-06

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade

How to Cite

REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA LITERATURA: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 330-352. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/549

Similar Articles

301-310 of 434

You may also start an advanced similarity search for this article.