PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA E DE FORMAÇÃO

Autores/as

  • Saddo Ag Almouloud UFPA
  • José Messildo Viana Nunes UFPA
  • José Carlos De Souza Pereira Secretaria de Educação do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará
  • Teodora Pinheiro Figueroa Universidade Tecnológica Federal do Paraná -Brasil

Palabras clave:

: Percurso de Estudo e Pesquisa, Formação e Pesquisa, Praxeologias Matemáticas, . Praxeologias Didáticas, Engenharia Didática

Resumen

Este artigo de cunho teórico, tem o propósito de tecer reflexões, de forma sucinta, sobre uma parte da contribuição teórica da Didática da Matemática para a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos. Focaremos, mais especificamente, o estudo de Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP), desenvolvidos como metodologias no seio da Teoria Antropológica do Didático. Nossos apontamentos e reflexões têm como pano de fundo teórico essa teoria, mais especificamente os construtos de organizações praxeológicas (matemática e didática), de sistema didático, as dimensões de um problema didático etc. O estudo mostra que o PEP e PEP-FP, como referência metodológica de pesquisa e formação de professores articulado à TAD, configuram-se como um dispositivo teórico-metodológico que permite o questionamento do mundo, mais especificamente, do mundo da matemática escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Messildo Viana Nunes, UFPA

    Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP e Prof. Dr. da Universidade Federal do Pará-Brasil - UFPA

  • José Carlos De Souza Pereira, Secretaria de Educação do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará

     Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA

    Secretaria de Educação do Estado do Pará e Universidade Federal do Pará-Brasil

  • Teodora Pinheiro Figueroa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná -Brasil

    Doutora em Engenharia Mecânica e Pós-Doutora em Educação Matemática Universidade Tecnológica Federal do Paraná -Brasil

Publicado

2021-04-03

Cómo citar

PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA E DE FORMAÇÃO. (2021). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 426-466. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1538

Artículos similares

111-120 de 515

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.