MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATOS POSSÍVEIS

Autores/as

  • Lucas Baumgartner Universidade do Vale de Itajaí - UNIVALI
  • Ana Claudia Delfini Universidade do Vale de Itajaí - UNIVALI

Palabras clave:

Educação Infantil, Musicalização, Musicalizando, Música

Resumen

Este estudo é um relato de experiência de uma oficina denominada "Musicalização na Educação Infantil”. Justificamos a criação e aplicação desta oficina pelo fato de atualmente, precisarmos resgatar o ensino da música/ musicalização na formação do sujeito/ criança. Sendo assim, tomamos como objetivos específicos: (a) compreender a importância da música na formação do sujeito, em especial na Educação Infantil; (b) desenvolver habilidades para o trabalho com a musicalização; (c) conhecer a história, conceitos e possibilidades de trabalhos da musicalização. Para tanto, classificamos nosso trabalho em sua abordagem como qualitativo, com natureza aplicada, em seu objetivo como descritivo por meio do procedimento de relato de experiência. Os profissionais de Educação Infantil perceberam ao final da oficina a importância da musicalização no currículo da Educação Infantil. Desenvolveram técnicas para aplicação da musicalização. Compreenderam o processo histórico e evolutivo da música na sociedade. Conseguiram diferenciar instrumentos musicais estruturados e não-estruturados; foram motivados a aplicarem a musicalização na sala de aula.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Claudia Delfini, Universidade do Vale de Itajaí - UNIVALI

    Pós Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2022), mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Professora titular da Universidade do Vale de Itajaí

Publicado

2023-12-30

Número

Sección

Relatos de Experiências

Cómo citar

MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS POSSÍVEIS. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2043

Artículos similares

31-40 de 438

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.