A INSERÇÃO DE TABLETS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE PETROLINA-PE
UMA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES E EDUCANDOS
Palabras clave:
Tablet educacional, Novas tecnologias, Programa aluno conectadoResumen
Processo que se iniciou em meados do século Passado. Este processo veio gradativamente despertando o interesse de pesquisadores acerca da forma como essas tecnologias possam ser utilizadas na escola, a fim de motivar a aprendizagem e viabilizar melhores resultados no processo de ensino. A partir dos computadores, o desenvolvimento tecnológico viabilizou o surgimento de diversos outros equipamentos que foram sendo inseridos na escola. O uso pedagógico de tablets figura na imagem popular como uma “espécie de sonho” que corresponde a uma escola do futuro, onde cada estudante tenha seu próprio equipamento e o professor possa mediar o conhecimento por meio de atividades que motivem a aprendizagem. Essa experiência é exitosa quando se considera determinadas condições, tais como, capacitação de professores, características dos equipamentos, disponibilidade de internet com qualidade e desenvolvimento de atividades que possam ser realizadas não apenas no ambiente escolar, mas fora deste. O trabalho realizado com alunos e professores da rede estadual de ensino em Petrolina-PE. inseridas no programa “aluno conectado” teve como objetivo analisar a percepção destes sobre a utilização dos tablets recebidos por meio do programa. Foi verificado que a concepção do projeto requer ajustes em pontos essenciais: capacitação de professores, concessão de equipamentos com as mesmas características dos alunos para os docentes e viabilização internet de qualidade. As deficiências nestes pontos citados traduz-se nos dados apresentados na pesquisa de campo. Os resultados mostram que os tablets não cumpriram com os objetivos principais, que eram de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e de serem uteis dentro do processo educacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.