A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR

Autores/as

  • Perpétua Mariana Alves de Siquera Gonzaga Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Walter Rego Resende Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Virgínia de Oliveira Alves Passos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Priscilla Rodrigues Figliuolo Simões Confederação Nacional das Cooperativas Médicas

Palabras clave:

Lúdico, Aprendizagem, Brinquedoteca, Hospitalização

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da ludicidade para a aprendizagem de crianças em regime de internação hospitalar. Para isso, foram desenvolvidas na unidade pediátrica de um hospital do município de Petrolina-PE, no período de seis meses, cinco atividades com quatro crianças com idades entre três e nove anos que se encontravam internadas. Foram realizadas observações sistemáticas e anotações do comportamento das crianças em cada procedimento. Em face disso, foi possível analisar mudanças perceptíveis de comportamento das mesmas. Evidenciou-se que as crianças que antes chegavam à brinquedoteca com sintomas de fadiga, ansiedade, retraimento e desconfiança em relação aos profissionais de saúde tiveram seus comportamentos alterados após frequentar a brinquedoteca hospitalar. Constatou-se que a influência do lúdico no processo de aprendizagem de crianças favorece o desenvolvimento de habilidades que podem facilitar a adaptação da criança à rotina hospitalar, a adesão ao tratamento e o aumento da autoestima dos pacientes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Perpétua Mariana Alves de Siquera Gonzaga, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestranda em Psicologia (Univasf)

  • José Walter Rego Resende, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Psicologia (Univasf)

  • Virgínia de Oliveira Alves Passos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Prof. Dra. Colegiado de Psicologia (Univasf)

  • Priscilla Rodrigues Figliuolo Simões, Confederação Nacional das Cooperativas Médicas

    Mestre em Avaliação em Saúde (IMIP)

    Terapeuta ocupacional da UNIMED e do CAPS II

Publicado

2016-12-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR. (2016). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42

Artículos similares

11-20 de 147

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a