EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores/as

  • Stefania Evangelista dos Santos Barros Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Iris Caliane Coelho de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Luis Henrique Alves de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Ianne Moreira Leite Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Martha Halana Bastos da Rocha Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Roberta Vania dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Thiago Araújo Gomes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Vitória de Barros Siqueira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Educação em saúde., Saúde da Mulher., Núcleo de Atenção Psicossocial., Núcleo temático.

Resumen

 Diante da importância de aproximar a comunidade acadêmica dos serviços de saúde, o núcleo temático (NT) de promoção à saúde no processo de viver humano: atenção à saúde da mulher ofertado pelo Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) buscou utilizar a educação como instrumento de promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo para a autonomia das pessoas da comunidade, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade. Este manuscrito tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de Enfermagem e Ciências Farmacêuticas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), utilizando da educação em saúde para compartilhar conhecimentos inerentes à promoção e prevenção, enfatizando a saúde da mulher. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de oficinas temáticas assim como sua aplicação junto aos usuários do CAPS na cidade de Petrolina-PE. Ao final da vivência, percebeu-se que as expectativas foram atingidas, visto que houve um engajamento entre os discentes e os usuários, com interações, discussões sobre os temas, além de inúmeros questionamentos e relatos pessoais demonstrando interesse pelas temáticas abordadas. Foi notável o quanto essas trocas de conhecimentos foram importantes, tanto para os usuários, que puderam adquirir conhecimentos importantes para sua realidade, quanto para os acadêmicos, que obtiveram experiências válidas para sua construção profissional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Stefania Evangelista dos Santos Barros, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Recursos Naturais do Semiárido pela Universidade do Vale do São Francisco

    Docente do colegiado de Enfermagem-Universidade Federal do Vale do São  Francisco  

  • Iris Caliane Coelho de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

     

    Graduanda de Enfermagem

    Universidade Federal do Vale do São Francisco 

  • Luis Henrique Alves de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando de Enfermagem

    Universidade Federal do Vale do São Francisco  

     

  • Maria Ianne Moreira Leite, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda de Ciências Farmacêuticas 

    Universidade Federal do Vale do São Francisco 

  • Martha Halana Bastos da Rocha, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda de Enfermagem

    Universidade Federal do Vale do São Francisco 

  • Roberta Vania dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda de Enfermagem.

    Universidade Federal do Vale do São Francisco 

  • Thiago Araújo Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando de Enfermagem.

    Universidade Federal do Vale do São Francisco 

  • Vitória de Barros Siqueira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professora Assistente Colegiado de Enfemagem

    Universidade Federal do Vale do São Francisco

Publicado

2020-03-19

Cómo citar

EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 426-451. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/452

Artículos similares

21-30 de 542

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.